As vantagens de se aplicar o INBOUND MARKETING

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A metodologia inbound veio para revolucionar o marketing tradicional, sendo uma estratégia de sucesso para empresas de diversos segmentos. Conhecido como “marketing de atração”, tem como principal diferença a busca da empresa ou da resolução de um problema pelo cliente e não o contrário. Quem nunca baixou algum e-book com dicas para ter uma renda melhor ou um assunto ligado a sua área de trabalho? Isso acontece porque o objetivo do inbound marketing consiste em promover a marca educando o seu público e potenciais clientes.

Essa estratégia serviu para aperfeiçoar o marketing de muitas empresas, pois na era digital conteúdo é algo valioso. As métricas que o digam! Além disso, já se foi o tempo em que o produto era empurrado para o cliente de qualquer forma. O ideal para a marca é que os consumidores se sintam atraídos a ponto de procurarem informações ou tirarem dúvidas sobre os produtos/serviços que ela oferece.

Segundo o Portal Rock Content (2018), um dado feito pela Demand Metric mostra que o marketing de conteúdo gera 3x MAIS LEADS que o outbound marketing. Isso mostra que trabalhar na visibilidade da empresa no ambiente digital auxilia a destacá-la de seus principais concorrentes, além de fazer com que a marca seja lembrada pelo público.

Para auxiliar no sucesso dessa estratégia, o marketing de permissão auxilia na prospecção dos clientes. Como o próprio nome, é preciso que o usuário permita que a empresa colete seus dados através da distribuição de material on-line, do preenchimento de formulários ou durante o ato de cadastro no site institucional. Dessa forma, a empresa pode enviar materiais específicos (newsletter, anúncios de promoções, e-mail marketing etc.) de acordo com o perfil de cada cliente.

Mas quais seriam as vantagem trazidas por essa metodologia? Se liga nessa lista:

Público segmentado: Ao contrário da mídia de massa, o inbound marketing pesquisa as principais informações sobre o negócio a partir da definição das buyer personas. Dessa forma, será possível identificar os seus clientes potenciais e compreender as escolhas dos produtos/serviços da marca. Por fim, a estratégia permite a criação de leads para o funil de vendas, direcionando a persona para assuntos e interesses ligados a sua empresa;


Muito mais barato para você! O custo da estratégia de inbound é 62% menos que a aplicada no outbound (marketing tradicional). Com isso, a empresa economiza seus gastos em campanhas massivas concentrando seu investimento nas ações de marketing digital que garantam um ótimo ROI (retorno sobre investimento);


Mensuração de resultados da maneira certa: O inbound possibilita mensurar todos os resultados obtidos durante a execução da estratégia. A partir do uso de ferramentas específicas, os dados são obtidos em tempo real e de forma objetiva e concreta (ex.: taxa de cliques, conversões, número de visitantes etc.);


Melhor compreensão sobre o novo usuário: Na era atual, o usuário vive constantemente em busca de informações disponíveis em sites, redes sociais e portais de notícias. Isso proporciona à empresa a chance de manter seus conteúdos atualizados e com dados relevantes para o público. O marketing de permissão faz com que a marca não seja invasiva durante a navegação do usuário, estabelecendo uma conversa com a sua aprovação.

Quer aprender mais sobre a estratégia de inbound marketing? É só procurar a gente! 🙃

REFERÊNCIAS

BENETTI, R. 2021: Guia Completo sobre Inbound Marketing. Orgânica Digital. Disponível: https://www.organicadigital.com/blog/guia-completo-sobre-inbound-marketing/. Acesso em 8 set. 2021;

SOUTO, R. O que é Inbound Marketing? Tudo o que você precisa saber!. Hubspot. Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/marketing/o-que-e-inbound-marketing. Acesso em 8 set. 2021.